sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Aquarela Parte 1

A Aquarela é uma técnica de coloração muito antiga, Supõe-se que tenha sido inventada a mais de 2000 anos na china. 
Gustave Moreau, "Giotto" (1882) Watercolor, Musée du Louvre, Paris

 A Técnica da aquarela consiste em usar tintas pigmentadas diluídas em água, por isso é necessário atenção para obter maior controle sobre a tinta e o pincel.
As tintas aquarelas mais comuns  utilizadas nos dias de hoje são as em formato pastilhas sólidas e as cremosas. 
As sólidas são encontradas em estojos com diversas opções de cores ou unitárias. 

Já as cremosas vêm em tubos e são vendidas, na maioria das vezes, por unidade.
Essas tintas são classificadas em três categorias: linha escolar, linha estudante e linha profissional. As aquarelas da linha escolar são mais baratas, têm a pigmentação mais fraca e na sua composição não são usados pigmentos, mas corantes. Entre as marcas mais conhecidas da linha estudante estão a Faber-Castel, Koh-i-noor e Pentel. 



As aquarelas da linha estudante, podem ser consideradas semi- profissionais, pois contém ingredientes similares às profissionais com algumas diferenças, como por exemplo, o uso e pigmentos mais baratos ou menos aditivos. As mais conhecidas dessa linha são a Van Gogh da Talens, a Cotman da Windsor and Newton e a Pebeo.




Já as aquarelas profissionais contém pigmentos e aditivos de primeira linha. As mais conhecidas são as marcas Windsor and Newton Artists, Talens Rembrand, Schmincke Horadan e Lukas Aquarell 1862.



 Para quem está iniciando nos estudos da aquarela, eu recomendo as tintas da Pentel ou a paleta de 24 cores brilhantes da Koh-i-nor. São mais baratas, mas têm um resultado melhor do que as outras da linha escolar. 
Caso você já tenha iniciado seus estudos a algum tempo e esteja procurando um material melhor, recomendo a paleta 12+3 da Van Gogh. Ela é ótima e os resultados são muito bons, é a que eu uso para estudos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário