sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Aquarela parte 2

Na primeira parte falamos sobre as tintas apropriadas para a técnica da aquarela. Falamos sobre as escolares, para estudantes e para profissionais. Neste post trataremos de pincéis que são mais adequados para esse tio de pintura.

Pincéis de pelo natural

Pincéis para aquarela devem ser muito macios para que não agrida e danifique o papel  em que se está trabalhando.
Dividimos os pincéis em dois tipos. O primeiro são os de pelo natural. Esses pincéis são feito principalmente de pelo de marta, mas também existe os de pelo de orelha de boi, esquilo, pônei, marta tropical (que é uma mistura de pelos macios de vários animais) e o kolinsky. 
Os pincéis de pelos de marta, kolinsky e esquilo são os preferidos de várias pessoas, visto que seguram mais a água e a espalham melhor pelo papel. Porém, alguns deles, são extremamente caros. 
Os de pelo de marta são os mais comuns e aqui no Brasil, a marca mais conhecida é a Tigre, séries 315 e 308.


Os de pelo de Kolinsky são os mais caros, mas também são considerados por alguns os melhores. Os das imagens abaixo são da Tigre e Windsor and Newton, respectivamente.


Os de pelo de esquilo também são extremamente macios e com qualidade excelente. Também são caros, porém um pouco mais baratos que os de kolinsky. OS das imagens abaixo são da keramik e Windsor and Newton.


Pincéis sintéticos

Os pincéis sintéticos geralmente são feitos com cerdas de nylon, porém alguns são tão bons e macios quanto os de cerdas naturais. Muitas pessoas preferem esses, pois não animais não são maltratados durante o processo de produção. Aqui a Kris Efe dá alguns motivos para preferir os sintéticos aos de pelos naturais.
Existem várias marcas de pincéis sintéticos no mercado. As mais conhecidas são Keramik, Cotman e sinoart.




Existem também os pincéis com reservatório. Estes são ideais para levar em viagens ou pinturas ao ar livre, pois não é necessário um copo com água para utilizá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário