domingo, 26 de fevereiro de 2017

Sobre desenhar acessando o lado direito do cérebro


Segundo estudiosos, cada lado do nosso cérebro são responsáveis por determinadas funções. Como mostrado na ilustração acima, o lado esquerdo é responsável pelo lado emocional, matemático e lógico e o lado direito é responsável pela criatividade, a intuição e o artístico. Logo, se queremos evoluir nosso traço, aprender a desenhar e pintar, devemos estimular o lado direito do nosso cérebro. 
Betty Edwards diz em seu livro "Desenhando com o Lado Direito do Cérebro" que desenhar não é um dom, mas sim arte que requer muita prática de determinados exercícios. E que quando aprendida, jamais se esquece. 
A autora diz também que quando vamos desenhar, não nos lembramos das formas do objeto a ser desenhado, mas sim de sua descrição, como se estivéssemos lendo e não vendo. Damos símbolos aos objetos ao invés de visualizá-los como realmente são.
Em seu livro, Edwards ensina diversos técnicas para melhorar e desenvolver os desenhos. As práticas de exercícios simples, mas que fazem todo o sentido, ativam o lado direito do cérebro e fazem com que o desenhista se desenvolva muito mais rápido. 
É uma leitura fácil e que vale muito a pena. Postarei aqui no blog os exercícios abordados nesse livro e no livro "Acessando o lado direito do cérebro" da autora Lidia Peychaux. 

Nesses posts farei uma descrição de cada exercício e quantas vezes deverão ser feitos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário